quarta-feira, 15 de julho de 2020

Vídeos do Shop Tour contam a história das lojas de games no Brasil

Criado em 1986 por Luis Galebe, o canal de TV Shop Tour foi uma iniciativa inédita, implementou um novo conceito de televendas que permitia que pequenos varejistas pudessem anunciar na televisão; modelo este que foi copiado por diversos canais regionais por todo o país. Encerrou suas atividades em 2010.

Mas o mais importante é que seu criador não deixou a história do Shop Tour ficar somente no passado. Numa iniciativa muita rara no Brasil, ele criou um canal oficial no Youtube que totaliza mais de 100.000 vídeos dos comerciais produzidos na época, que é um precioso registro do cotidiano brasileiro das décadas de 80, 90 e 2000. É uma janela que nos permite conhecer a evolução da tecnologia, dos costumes e das mudanças na economia em nosso país nas últimas décadas. 

Nesta pequena seleção desses vídeos podemos ver um recorte de como eram as lojas brasileiras especializadas em games; como elas evoluíram, acompanhando as novas gerações de consoles, seu comércio oficial e paralelo, as importações, as variações do dólar; e também as novas moedas que eram criadas no Brasil.

E não se deixe enganar pelos valores, se eles forem atualizados para os dias de hoje, você verá que videogame sempre foi algo muito caro por aqui. 😉

1991




1992

 

1993


1994


1995





1997


1999

Um comentário:

Deixe um comentário. Sua opinião é muito importante!